sexta-feira, 22 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Frágil ecossistema do Golfo do México continua a tentar recuperar
Seis meses após o acidente, o Golfo do México ainda tem de viver com as consequências gravíssimas que o derrame de petróleo causou no ecossistema.
Ao longo de cinco meses, foi derramado para o mar o equivalente a 4,9 milhões de barris de petróleo!
Pelas imagens que se seguem, poderás ter um ideia do desastre ambiental que ocorreu nesse local.
Apresentação gentilmente cedida pela professora Luísa Leão
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Bandeira Verde 2009/2010 já foi hasteada
No dia 13 de Outubro, foi hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas, galardão atribuído em reconhecimento das boas práticas ambientais promovidas na escola no ano lectivo 2009/2010.
Obrigado a todos os participantes na cerimónia!quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Descobertas 200 novas espécies na Papuásia-Nova Guiné
Rãs com dois centímetros, formigas de cabeça gigante, insectos semelhantes a grilos de cor verde-esmeralda e um género novo de um mamífero roedor. Estas foram algumas das mais de 200 espécies descobertas na Papuásia-Nova Guiné por uma equipa internacional de cientistas.
Para saberes mais, clica aqui.
Uma das espécies de insectos aparentados com os grilos
(Foto: Piotr Naskrecki/iLCP)
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Hastear da bandeira Eco-Escolas 2009/2010
No dia 13 de Outubro, pelas 10 horas, irá ser hasteada a bandeira Eco-Escolas 2009/2010.
Todos estão convidados a assistir à cerimónia, que terá lugar na entrada da escola.
Contamos contigo!
domingo, 10 de outubro de 2010
Entrega do Galardão Eco-Escolas 2009/2010
No dia 24 de Setembro, no Parque Linear de Ourém, realizou-se o "Dia das Bandeiras Verdes 2010 - Galardão Eco-Escolas".
A escola fez-se representar pela professora Rita Torres e por quatro alunos do 8ºC: Beatriz Saldanha, Davide Sousa, Luís Leal e Rui Peixoto.
Nesse dia, a nossa escola recebeu o Galardão Eco-Escolas 2009/2010. Parabéns a todos!
A escola fez-se representar pela professora Rita Torres e por quatro alunos do 8ºC: Beatriz Saldanha, Davide Sousa, Luís Leal e Rui Peixoto.
Nesse dia, a nossa escola recebeu o Galardão Eco-Escolas 2009/2010. Parabéns a todos!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
O plano é simples. Todos nos comprometemos a reduzir as nossas emissões de CO2 num ano, a começar em 2010. Tu, eu, os teus vizinhos, a tua escola, o café da esquina, o hospital...
A meta é cada pessoa cortar 10% e cada organização cortar pelo menos 3%.
A nossa escola já se inscreveu! Agora todos temos de colaborar! Não te preocupes se parecer demasiado difícil. Há boas dicas para tornar os teus hábitos de vida mais amigos do ambiente (e da tua carteira).
350.org: Porque o mundo tem que saber
A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. O seu centro é o número 350 – 350 partes por milhão de CO2.
350 partes por milhão (ppm) é aquilo que muitos cientistas, especialistas em clima e governos progressistas consideram agora ser o limite superior de segurança para a quantidade de CO2 na nossa atmosfera.
Ao longo da história humana, e até há cerca de 200 anos, a nossa atmosfera tinha 275 ppm de dióxido de carbono. Esta quantidade é útil – sem algum CO2 e outros gases de efeito de estufa que mantêm o calor na nossa atmosfera, o nosso planeta seria demasiado frio para ser habitado por humanos.
Por isso precisamos de um pouco de carbono na atmosfera, mas a questão é: quanto?
A partir do séc. XVIII, os humanos começaram a utilizar carvão, gás e petróleo para produzir energia e bens. Muitas actividades que desenvolvemos todos os dias, como acender as luzes, cozinhar, aquecer ou arrefecer as nossas casas, dependem de fontes de energia como o carvão e o petróleo, que emitem dióxido de carbono e outros gases que mantêm o calor preso na nossa atmosfera. Assim, a quantidade de carbono na atmosfera tem vindo a subir.
Neste momento, o planeta tem 387 ppm de CO2 e este número está a aumentar mais ou menos 2 ppm por ano.
Alguns cientistas vêm agora defender que essa quantidade é excessiva – o limite máximo de segurança para o planeta Terra é de 350 ppm!
Temos que diminuir a quantidade de CO2 existente na nossa atmosfera. Vai ser uma tarefa difícil, mas não impossível! Colabora!!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Uma das casas mais "verdes" do mundo: pequeno apartamento transforma-se em 24 divisões
Em Hong Kong (China), os apartamentos são pequenos e caros.
Gary Chang é um arquitecto que decidiu criar um apartamento com pouco mais de 30 de metros quadrados - o "Transformer Doméstico" - que se transforma em 24 divisões diferentes!
Vê o filme e surpreende-te!
Gary Chang é um arquitecto que decidiu criar um apartamento com pouco mais de 30 de metros quadrados - o "Transformer Doméstico" - que se transforma em 24 divisões diferentes!
Vê o filme e surpreende-te!
Subscrever:
Mensagens (Atom)