A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. O seu centro é o número 350 – 350 partes por milhão de CO2.
350 partes por milhão (ppm) é aquilo que muitos cientistas, especialistas em clima e governos progressistas consideram agora ser o limite superior de segurança para a quantidade de CO2 na nossa atmosfera.
Ao longo da história humana, e até há cerca de 200 anos, a nossa atmosfera tinha 275 ppm de dióxido de carbono. Esta quantidade é útil – sem algum CO2 e outros gases de efeito de estufa que mantêm o calor na nossa atmosfera, o nosso planeta seria demasiado frio para ser habitado por humanos.
Por isso precisamos de um pouco de carbono na atmosfera, mas a questão é: quanto?
A partir do séc. XVIII, os humanos começaram a utilizar carvão, gás e petróleo para produzir energia e bens. Muitas actividades que desenvolvemos todos os dias, como acender as luzes, cozinhar, aquecer ou arrefecer as nossas casas, dependem de fontes de energia como o carvão e o petróleo, que emitem dióxido de carbono e outros gases que mantêm o calor preso na nossa atmosfera. Assim, a quantidade de carbono na atmosfera tem vindo a subir.
Neste momento, o planeta tem 387 ppm de CO2 e este número está a aumentar mais ou menos 2 ppm por ano.
Alguns cientistas vêm agora defender que essa quantidade é excessiva – o limite máximo de segurança para o planeta Terra é de 350 ppm!
Temos que diminuir a quantidade de CO2 existente na nossa atmosfera. Vai ser uma tarefa difícil, mas não impossível! Colabora!!
Sem comentários:
Enviar um comentário